O sonho de ter seu próprio negócio é cada vez mais comum entre os brasileiros. Não é raro encontrar quem deseja empreender, mas não tem a segurança necessária para seguir em frente. Muitos até possuem o valor do investimento, mas acabam desistindo por falta de conhecimento e apoio. Nestes casos, a solução pode ser a adesão de um modelo de negócio pronto, como as franquias.
Quem compra uma franquia tem direito a usar o nome de uma marca já consolidada e recebe os detalhes de gerenciamento e rotina de um negócio em andamento, ou seja, você não vai precisar criar do zero mas seguir um padrão de empresa que já é validado e dá certo.
Atualmente, há um modelo de franchising que tem se destacado por exigir um investimento inicial menor do que as franquias comuns – geralmente não passam de R$90.000,00 – que são as microfranquias, também chamadas franquias de baixo custo ou franquias de baixo investimento.
Afinal, o que são microfranquias?
Como já dito anteriormente, as microfranquias nada mais são que um modelo de franchising onde o valor inicial para investimento é menor que uma franquia convencional. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) assume como teto para classificação de microfranquia o valor de três vezes o PIB anual per capita, o que fica entre 80 a 90 mil reais.
Além disso, ela subdivide-se em dois tipos:
- Mistas
- Puras
As microfranquias mistas, tipo mais usado hoje em dia, permitem aporte inicial menor ou maior de R$90 mil. Neste modelo, o franqueado paga ao franqueador taxas de franquia, fornecimento de produtos e royalties.
Já o modelo de microfranquia pura exige investimentos iniciais de até R$90 mil. Nele, o franqueado tem a obrigação de quitar royalties e taxas, mas o franqueador não assume o papel de fornecedor de produtos.
Pequenas e lucrativas
Não é porque a estrutura do negócio é menor que o lucro também será. Dependendo do ramo, microfranquias lucram tanto quanto franquias normais e em alguns casos surge até a necessidade de contratação de funcionários. Sem contar, que segundo a ABF elas crescem 9% a mais ao ano do que o setor de franchising.
Benefícios
Você deve estar pensando: “já entendi todo o conceito por trás deste modelo de negócio. Mas e as vantagens de tomar esta decisão? Quais são?”
Então, aí vai uma lista com alguns dos benefícios:
- um plano de negócios para seguir;
- apoio do franqueador;
- independência financeira;
- apoio na divulgação da marca e dos produtos;
- economia em escala.
Oportunidade
A Casa da Empada está em fase final de formatação de seu primeiro modelo microfranquia, além de ter os modelos padrão que se enquadram como franquias baratas em algumas modalidades. É reconhecida pela excelência, seja como produto ou como empresa. Já foi eleita “a melhor empada do Rio” pela revista Veja, além de receber duas vezes o Prêmio Qualidade Brasil e sete vezes o selo de Excelência em Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
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