Alimentação é um dos setores mais rentáveis e fáceis de empreender dentro do mercado de franquias, e as razões para isso são mais ou menos óbvias: comida é um gênero de primeira necessidade, dá para abrir estabelecimentos de vários segmentos para atender a diversos tipos de público.
Mas você já pensou em investir em uma franquia de alimentação especializada em empadas? Por que será que tantos empreendedores apostam no sucesso deste salgado? É o que você vai descobrir neste texto, continue lendo.
Características e cuidados das franquias de alimentação
Em primeiro lugar, franquias de alimentação têm a vantagem de vender gêneros de primeira necessidade, afinal, todo mundo come. E o povo brasileiro, seja pela necessidade de trabalhar longe de casa, seja pelo prazer de experimentar comidas diferentes, é um dos que mais gasta: 32,8% do orçamento familiar costuma ser usado para comer na rua, segundo o IBGE.
Com a pandemia, esse comportamento mudou repentinamente: grande parte desse público passou a consumir de dentro de casa, provocando um crescimento inesperado no ramo de delivery. O setor precisou fazer ajustes mas não foi em vão – foi um dos que mais cresceram em 2020. Portanto, são franquias rentáveis, mesmo com crise econômica.
Outra característica importante desse ramo de negócio é que permite vários modelos de lojas, tais como:
- Loja tradicional: ponto que oferece a possibilidade do cliente comer no local, comprar para viagem ou pedir para entregar em casa. Pode ser instalado na rua, em shoppings, supermercados e aeroportos.
- Quiosque: é um modelo bem praticado e ágil porque oferece a possibilidade de lanches rápidos e exige menos funcionários e infraestrutura do que uma loja tradicional. Pode ser instalado em shoppings, estações de metrô e na rua.
- Unidade móvel: são os carrinhos, trailers e food trucks. É uma opção para vendedores que comercializam lanches rápidos em vários pontos por dia ou por semana. Assim como o quiosque, demanda investimentos menores, mas é preciso estar adequada às normas sanitárias de cada lugar.
A grande dificuldade nesta área costuma ser a conformidade às normas de higiene, necessárias principalmente quando o assunto é estocagem de alimentos, manipulação e formas de servir os pratos, além da limpeza constante do local. São necessárias também várias licenças municipais. Mesmo assim, comparando com outros segmentos do mercado de franquias, a abertura de uma unidade de alimentação costuma ser mais em conta do que a maioria dos outros.
Redondinhas, saborosas e práticas
A empada nasceu em Portugal, por volta do século XIX, e tem origem nos pastelões – tortas salgadas recheadas com os mais diversos sabores. Essa deliciosa caixinha de massa já ganhou inúmeras versões, adaptações de ingredientes e formatos, e quase sempre consegue agradar a todos os públicos.
Pode competir com outros salgados populares, como pastéis e coxinhas, com vantagem.
Além disso, a empada pode ser vendida em qualquer um dos formatos descritos acima: loja tradicional, quiosque ou unidade móvel!
Casa da Empada
Referência em franquia de empada no Rio de Janeiro, a Casa da Empada tem 33 anos de tradição e muitas unidades franqueadas. Você pode começar a empreender agora, acesse nosso site.