Porn Food – transforme seu produto em uma estrela e lucre com isso

Uma imagem vale mais que mil palavras. Você já deve ter ouvido essa frase, mas já pensou em seu significado? Não podemos negar que uma fotografia ou vídeo tem um apelo mais forte que um texto e ainda possui a vantagem de atravessar barreiras linguísticas e culturais, ou seja, o alcance da mensagem é muito maior. Mas será que é realmente a forma mais eficiente de comunicação? Continue lendo esse texto para descobrir.

Pesquisas comprovam: imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro do que textos. Em tempos de redes sociais, essa informação é valiosa e diz muito sobre qual caminho escolher para ter sucesso, principalmente se você quer vender um produto. Em qualquer segmento, a imagem atrai a curiosidade do consumidor e o leva a querer experimentar sua marca.

Alguns estudos mostram que as pessoas se recordam de 10% do que ouviram, 20% do que leram e 80% do que viram. O conteúdo visual possui maior apelo e alcance por diversos motivos, entre eles, porque gera maior envolvimento e identificação, reduz o tempo dedicado ao assunto e consegue tornar simples e explicar facilmente um conceito complexo.

Comer com os olhos

Especialmente se seu negócio é alimentação, para se destacar é preciso investir, oferecer seus produtos de uma maneira mais atrativa do que a concorrência. É nesse momento que entra o conteúdo visual. Não é nenhuma novidade dizer que comemos também com os olhos. Na verdade, começamos a comer com a mente. É ela quem ativa outras partes do corpo como as pupilas, as glândulas salivares e o estômago.  Isso significa que é preciso ver o alimento para despertar o desejo de consumi-lo, de experimentá-lo.

Porn Food

Para provocar essa vontade imediatamente, surgiu o conceito de porn food, em português comida pornográfica ou pornô alimentar. São imagens de alimentos criadas para “seduzir” quem está vendo, incentivar o cérebro pela visão e estimular memórias sobre o prazer de comer, trazendo lembranças sensoriais como sabor e cheiro.

E quanto mais atrativa a imagem, melhor – a ideia é ser irresistível! Como aquela pizza com queijo derretido ou o hambúrguer artesanal cheio de camadas. São fotografias produzidas com o objetivo de fazer salivar e desejar aquela comida específica.

A Casa da Empada, por exemplo, investe nos sabores do cardápio para divulgar a marca e conquistar seguidores nas redes sociais. As empadas e os pratos  são os protagonistas da conta do Instagram, representados em fotografias que ressaltam as cores, as texturas e a qualidade dos produtos.

Estrelando: seu negócio

Com as tecnologias recentes, não é difícil tornar seu produto uma estrela da categoria porn food. Com um celular na mão e algumas técnicas é possível produzir imagens dignas de fazer o público salivar. Separamos algumas dicas para você começar:

  1. valorize a beleza – destaque o que é bonito na receita e disfarce o que não é tão fotogênico assim;
  2. fotografe os ingredientes frescos – quanto mais, melhor;
  3. invista em iluminação – dependendo da luz, seu prato pode parecer mais ou menos apetitoso;
  4. menos é mais – deixe no campo de visão da câmera somente o principal;
  5. invista na simplicidade – utilize adereços simples para que a comida ganhe o maior destaque.

Essas sugestões são orientações para seus primeiros passos. Com o tempo e a prática, vale buscar outros guias. Não faltam referências na internet. Comece agora e aumente suas chances de venda nas redes sociais.

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