Pode até não parecer, mas qualidade é fundamental para garantir um empreendimento de sucesso. Não importa o segmento, assegurar excelência em todos os processos ajuda a manter a solidez e operação da empresa em todas as áreas. Da produtividade e lucro até satisfação e percepção da sua marca pelo público, o foco na qualidade deve ser tratado com prioridade. Esse princípio torna-se ainda mais rígido se o seu negócio é do ramo alimentício. Continue lendo este artigo para descobrir como esse preceito pode ajudar .
Lucratividade
Qualidade é sinônimo de lucro. Funcionários trabalham mais motivados quando suas funções são valorizadas. Disponibilizar os melhores insumos para que possam desempenhar suas atividades é apoiar e incentivar suas habilidades. O ambiente de trabalho flui positivamente e o resultado final do produto reflete essa satisfação.
Satisfação do cliente
Cliente satisfeito retorna e mais do que isso, faz boca a boca. Produtos aliados a serviços de qualidade fazem parte do caminho para atender as expectativas do consumidor e fidelizá-lo. Além disso, clientes insatisfeitos são mais enfáticos e expressivos em suas críticas e podem derrubar a reputação do seu negócio.
Direto ao ponto
Negligenciar a qualidade custa dinheiro. Apesar de parecer uma boa iniciativa a curto prazo, dar preferência a insumos menos onerosos pode sair mais dispendioso ao longo do tempo. Por exemplo, preferir a marca inferior de um ingrediente por conta do valor pode economizar no ato, mas essa alteração pode significar uma mudança na consistência de uma receita ou no sabor. Nesses casos, pode ser preciso refazer o prato, utilizando novos itens, representando um custo adicional ou pior, o cliente pode se decepcionar com o resultado e nunca mais voltar.
A princípio, garantir produtos e serviços de qualidade pode parecer mais caro, mas certamente o investimento vale a pena. Casos como a Casa da Empada confirmam. Há mais de 30 anos no mercado alimentício, o negócio surgiu a partir de uma receita de família e cresceu apostando na qualidade da matéria-prima utilizada para a produção. A primeira loja especializada em empadas tem hoje 23 franquias no Rio e Niterói. A qualidade é um dos diferenciais nos mais de 15 sabores de recheio e da linha refeição. A marca foi eleita “a melhor empada do Rio” pela Revista Veja e recebeu duas vezes o Prêmio Qualidade Brasil; e sete vezes, o selo de Excelência em Franchising da ABF, provando que buscar a excelência compensa.
Pensando em investir? Leia esse artigo sobre como investir em franquias de alimentação