Franquias de alimentação: por que investir nas mídias sociais?

A comunicação mudou. As mídias sociais transformaram a maneira de nos relacionarmos e interagirmos uns com os outros. Este novo momento exige novas formas de interlocução, inclusive com os clientes. As técnicas habituais de marketing como publicidade e mala-direta perderam alcance e deram lugar para as redes sociais. As empresas estão se posicionando online para se conectar com a sociedade e atingir seus consumidores. À primeira vista, buscar um espaço nesse universo pode parecer um desafio. Mas é exatamente por oferecer infinitas possibilidades que as chances de sucesso se tornam ainda maiores, especialmente se seu ramo de atuação é a alimentação.

Novos meios agregam novas oportunidades. Para obter sucesso nas mídias sociais, investir em ferramentas e tecnologias somente não é suficiente. É preciso apostar em presença, participação e conteúdo. Uma boa atuação nas redes sociais pode aumentar a visibilidade da sua franquia, viabilizar a comunicação com os clientes e impulsionar suas vendas.

Alguns dados são incontestáveis e validam as previsões de que o futuro do marketing está nas mídias sociais:

  • 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp;
  • 64% acessam o Instagram diariamente no Brasil;
  • brasileiros passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às redes sociais.

O site é hoje a vitrine principal de uma marca. No entanto, as redes sociais propiciam estar em contato direto com os consumidores, o que de certa forma, humaniza a relação entre o público e a empresa, abrindo a porta para um diálogo direto e prático.

Prós e contras

Na era digital é preciso ter em mente que vender não é mais o único objetivo. A presença nas redes sociais promove uma oportunidade única de ampliar o alcance do seu negócio. Ao mesmo tempo também permite que os clientes acompanhem o dia a dia da sua franquia. Por isso é preciso identificar seu posicionamento e definir seu público antes de implementar uma estratégia de conteúdo. 

Se sua área é alimentação, pode ser interessante, por exemplo, divulgar imagens da cozinha em funcionamento, dos colaboradores, da seleção dos ingredientes. Consumidores gostam e, hoje, fazem questão de conhecer os bastidores dos produtos e serviços que escolhem utilizar.

Além disso, é válido mencionar que esse trabalho deve ser contínuo. Esse processo deve ser sempre revisado, modificado com base nos resultados e no retorno. 

Algumas franquias já perceberam a importância de investir nas mídias sociais e inclusive fazem promoções exclusivas para os seguidores. A rede Burger King não perde a chance de lançar campanhas criativas para interagir com seu público. Em 31 de outubro de 2020, ofereceu um sanduíche grátis para quem fosse ao drive thru com uma vassoura. A iniciativa foi feita em comemoração ao Halloween americano. 

A Casa da Empada, marca que atua há mais de 30 anos no mercado gastronômico carioca, é outra empresa que aposta nas redes sociais para atrair novos clientes e divulgar produtos e serviços. As empadas e os pratos são os protagonistas das contas do Facebook e Instagram, representados em fotografias que ressaltam as cores, as texturas e a qualidade dos produtos. 

Agora não tem mais desculpa: você já sabe que para atrair os olhares do mercado e mais importante, dos clientes, é essencial marcar presença online. Não perca a chance de potencializar seu negócio. Invista no mundo digital!

Saiba como investir em uma franquia de alimentação.

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