Existem muitas vantagens em abrir seu próprio negócio. Trabalhar por conta própria, ampliar conhecimento, ter horários mais flexíveis são alguns dos fatores que despertam a vontade de empreender. Outro motivo bem atraente é a possibilidade de gerar mais renda.
Especialmente no último ano, durante a pandemia, o empreendedorismo sustentou muitas famílias. Neste período, o mercado de franquias lucrou mais de 167 bilhões de reais (conforme dados da Associação Brasileira de Franchising).
No entanto, é preciso ter consciência de que investir também é correr riscos. Mas com informação, planejamento e orientação é possível superar a maioria dos obstáculos e realizar o sonho de empreender com sucesso. Conheça nas próximas linhas três desafios para iniciar seu negócio e como uma franquia pode ajudar a enfrentá-los.
1. Acumular funções
Ao iniciar um negócio, é comum acumular muitos cargos – vendas, marketing, contabilidade, TI. A empresa é sua, mas nem por isso você precisa fazer tudo. É necessário estar ciente de suas aptidões para aproveitá-las, mas também para delegar funções. Seu tempo é valioso quando gerencia um negócio. Busque ajuda de outras pessoas nas áreas em que não possui habilidades.
Como a franquia pode ajudar: esse também é um dos atrativos das franquias. A maioria oferece suporte e orientação desde o planejamento e montagem da loja até a instalação de softwares e técnicas de marketing.
2. Investimento curto
Começar um negócio implica dispor de investimento. Nem todo empreendimento exige um grande aporte, mas é preciso planejamento para superar os gastos iniciais e manter o funcionamento até gerar lucro. Uma saída para quem quer começar mas não possui capital tão grande, são as pequenas franquias, que possuem diversas opções de formatos e investimentos e garantem ao franqueado um modelo de negócio para início imediato e com todos os direitos – do nome da marca aos detalhes de gerenciamento e rotina administrativa.
3. Desorganização
Abrir um negócio é se dividir em várias tarefas: você vai se pegar cobrindo afazeres de rotina e ao mesmo tempo, tentando resolver questões administrativas. Para não se perder e passar o dia ‘apagando incêndios’, a dica é manter-se organizado. Planejamento faz toda a diferença quando o assunto é produtividade. Identifique suas tarefas, agrupe-as conforme a prioridade e execute os deveres semelhantes de uma única vez. Esta é uma das formas de poupar tempo.
Se o seu empreendimento é uma franquia, você possui o benefício de ter um plano de negócios pronto para seguir além do apoio do franqueador em outras questões. Um bom exemplo a observar é a Casa da Empada. Com mais de 30 anos no mercado alimentício carioca, a marca possui mais de 20 pontos de venda no Rio e interior do estado e continua seu programa de expansão, oferecendo ao franqueado produtos feitos em fábrica própria – o que diminui a necessidade de gestão de fornecedores e funcionários. Além de suporte e orientação em todo processo de instalação e administração da franquia.
Esperamos que este texto seja o encorajamento que faltava para você transformar seus planos em realidade e se bater alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a gente.
Fontes: