Alcançar sucesso dentro do empreendedorismo não é tarefa simples. É preciso muito trabalho, planejamento e vontade de correr riscos até o negócio começar a dar certo. No entanto, não faltam receitas (principalmente na internet) que prometem sucesso garantido se o empreendedor estiver disposto a segui-las por uma pequena quantia, é claro! Melhor do que arriscar parte do seu investimento em dicas milagrosas, é buscar conhecimento para separar verdades e mentiras nesse universo de informações. Nas próximas linhas vamos desvendar alguns mitos sobre empreendedorismo. Confira!
Mito 1: ideias incríveis
A convicção de que é preciso um novo e inédito produto ou serviço para obter sucesso é um mito. Aliás, ideias novas geralmente custam mais caro do que conceitos já existentes – é preciso investir em inovação ou tecnologia para colocá-las em prática. Se você tem vontade de empreender, não fique esperando um insight para começar. Existem muitas opções de negócios, que inclusive deram certo e estão abertos a compartilhar suas experiências com o modelo de franquias. É mais seguro e prático e você ainda conta com todo conhecimento prévio de quem já está no mercado.
Mito 2: é preciso dinheiro para empreender
Evidente que com um investimento maior alguns obstáculos se tornam menores. Mas a falta de capital não é impedimento para você realizar o sonho de abrir seu próprio negócio. Mesmo com um aporte inicial pequeno é possível empreender. Algumas franquias demandam investimento reduzido, sendo uma ótima opção para quem não tem experiência e possui capital limitado.
Mito 3: empreender é para jovens
Para derrubar essa ideia de vez – você sabia que a idade média de um empreendedor nos Estados Unidos é de 40 anos? No Reino Unido, é ainda maior: 47. A juventude possui vantagens, como uma maior vontade de correr riscos, mas a experiência adquirida durante anos no mercado de trabalho também faz diferença. Além disso, empreender pode ser uma saída para quem está insatisfeito com sua posição atual, conseguiu reunir recursos e pensa em alternativas para se manter após a aposentadoria.
Mito 4: empreender no Brasil não é lucrativo
Alguns entraves como a burocracia, a carga tributária e a falta de crédito dificultam a vida do empreendedor no país. Em compensação, o brasileiro possui características que ajudam a driblar as dificuldades, como flexibilidade, gosto por desafios e busca por autonomia para trabalhar. Outro aspecto positivo é que o país possui um grande número de consumidores, o que significa sempre boa oportunidade de negócios.
Mito 5: ter seu próprio negócio garante tranquilidade
Não é bem assim. Ser dono do seu próprio negócio é também arcar com todas as consequências do sucesso ou fracasso. A maioria das pessoas acha que o lucro vem do dia para a noite, mas antes disso, é preciso muito trabalho e planejamento para manter a empresa funcionando – daí a importância do capital de giro. É preciso estar atento e fazer uma previsão dos gastos para dar início ao negócio, assim como projetar e providenciar capital de giro até o retorno do investimento. Também nesse sentido, a franquia pode ajudar. A maioria oferece uma análise completa com essas informações, basta colocá-las em prática.
Empreender com sucesso é possível, especialmente se você pode contar com a experiência e o apoio de quem já está no mercado. Neste cenário, as franquias surgem como opção segura e válida para quem está começando, pois oferecem suporte do planejamento até a consolidação do negócio.
Fontes:
https://www.wizard.com.br/franquias/7-mitos-e-verdades-sobre-empreendedorismo/
https://blog.solides.com.br/mitos-do-empreendedorismo/