Optar por um sistema de franquia pode ser uma proposta incrivelmente frutífera – é uma chance de possuir seu próprio negócio e ao mesmo tempo ter acesso à marca, ao know-how de uma empresa já estabelecida. No entanto, uma franquia também apresenta alguns desafios específicos dos quais é importante estar ciente antes de investir o que muitas vezes representa as economias de uma vida.
Veja aqui uma recomendação de franquia
Não é raro que novos franqueados entrem no processo com alguns equívocos comuns sobre o que realmente significa fazer parte de um sistema de franquia. Esses enganos podem levar a expectativas não atendidas e até mesmo a impressão de falhas intencionais. Abaixo estão três realidades importantes, mas muitas vezes esquecidas, que qualquer pessoa interessada em se tornar um franqueado precisa saber antes de se envolver no processo.
1. Você não está comprando uma empresa
Muitas vezes, o investimento em franquia é definido de maneira totalmente incorreta. Entrar em uma franquia não é “comprar” a empresa, a marca. A empresa franqueadora faz concessão do seu “negócio” ao franqueador, mas no final do contrato de franquia – seja por rescisão ou pelo término sem renovação – o franqueado não “possui” nada além de seus próprios lucros.
Esta pode ser uma verdade difícil para os franqueados compreenderem e aceitarem, no entanto, é a base sobre a qual o modelo de franquia é construído e, sem ela, o conceito de franquia não poderia existir.
2. Você não sabe tudo sobre a franquia
Franquia é um modelo de negócio único, com muitos requisitos e procedimentos operacionais padrão que, à primeira vista, podem parecer confusos. Pela natureza do franchising e pela sua ênfase na consistência e padronização, muitas vezes é muito difícil para um franqueado negociar quaisquer alterações ou concessões no contrato de franquia. Por isso, não tenha receio – revise, informe-se, pesquise antes de assinar o contrato. E se precisar, peça ajuda a um especialista.
3. Você não é um pioneiro
E isto não te diminui em nada. Os franqueados costumam ser alguns dos empresários mais inteligentes e bem-sucedidos do mundo. No entanto, os franqueados mais eficazes entendem que pagaram para fazer parte de uma marca estabelecida – um sistema que provou que funciona e, o mais importante, deve permanecer consistente de local para local. Ser um franqueado geralmente não é o ambiente para desenvolver e implementar seus próprios conceitos de negócios impressionantes e potencialmente inovadores. Seguir o sistema de franquia estabelecido e manter os padrões da marca é de extrema importância para o sucesso do seu negócio, da própria marca e de todas as outras franqueadas.
Claro que você pode usar seu potencial inovador para alavancar seu negócio, mas não é preciso reinventar a pólvora. Aliás, você pode optar por franquias que utilizam a criatividade como atrativo. Franquias de óculos escuros, como a Cherry Bomb, por exemplo, são joviais e extrovertidas mas, ao mesmo tempo, possuem processos bem definidos para se manterem rentáveis. A ideia é trabalhar em conjunto sempre. E aí? Você está pronto? Veja aqui uma oportunidade
Fonte: https://www.msaworldwide.com/blog/three-hard-truths-to-know-before-becoming-a-franchisee/