5 atitudes para aumentar as vendas em franquias de alimentação

O objetivo de todo negócio é o lucro. Claro que você precisa acreditar no produto/serviço que oferece e confiar que traz benefícios para quem o consome, mas no final das contas, um caixa vazio é sinal de falha em alguma parte do processo. Uma das maneiras de aumentar a lucratividade, é oferecer a melhor experiência de consumo possível no seu segmento. Clientes satisfeitos fazem propaganda boca a boca (e isso, hoje em dia, quer dizer publicidade online) e consequentemente, atraem pessoas para a sua franquia – especialmente no segmento de alimentação. Mas a partir daí, como transformar curiosos em potenciais consumidores? Separamos 5 dicas simples que podem ajudar na tarefa. Continue lendo este texto.

1- Conheça seu cliente

O primeiro passo é oferecer ao seu cliente o que ele deseja. Seu negócio deve estar pronto para satisfazer uma necessidade ou vontade de quem o procura, mesmo por curiosidade. Coloque-se no lugar do seu cliente, descubra e ofereça o que gostaria de encontrar ao entrar em uma loja como a sua. E lembre-se: os interesses dos clientes são sempre prioridade, afinal são eles que determinam seu sucesso.

2- Ofereça degustação

Se possível, ofereça pequenas provas para despertar o desejo do cliente e atraí-lo para sua franquia. É uma estratégia simples mas que agrada e aguça ainda mais a vontade e gera bons resultados, principalmente se seu negócio é uma franquia de alimentação. Além disso, é uma maneira de ter retorno sobre novos produtos e apresentar/convencer o consumidor a comprar o que acabou de experimentar.

3 – Incentive recomendações

Uma tática popular para ampliar o público é oferecer incentivos para que os clientes tragam novos clientes. É uma técnica que funciona muito bem quando tanto o consumidor quanto a indicação ganham benefícios. O e-commerce utiliza muito, principalmente nas redes sociais – o famoso marque um amigo e ganhe. Essa estratégia também pode ser aplicada na sua franquia.

4 – Estimule o consumo

A maioria das pessoas não resiste a uma promoção. Algumas são tão atraentes que motivam um disparo nas compras, influenciando na receita. Em qualquer área de atuação, não faltam ideias de promoções de vendas que incluem desde sorteios a ofertas. E não tem desculpa: existem ações simples de colocar em prática mas que podem fazer a diferença. Quer um exemplo? A Casa da Empada, franquia carioca há mais de 30 anos no mercado alimentício, oferece uma empada gratuita num combo de seis. Ou seja, o cliente é incentivado a consumir e vê uma vantagem nisso.

5- Agregue serviços e produtos

Especialmente quando se trata de varejo, é preciso pensar em oferecer uma experiência completa para o consumidor. Ou seja, se você vende artigos para esporte, não basta ter roupas e acessórios – outras lojas também têm. É necessário individualizar a venda, descobrir os motivos da compra e sua finalidade e se houver oportunidade, dar um diferencial para o cliente. A Decathlon é um ótimo exemplo. A varejista multinacional com foco em produtos para a prática de esportes disponibiliza montagem de bicicletas e também personaliza as camisas dos times de futebol, além de outros serviços complementares. 

Seu negócio pode não permitir ir tão longe, mas sempre existe um jeito de agregar serviços ou produtos. A sua franquia de alimentação pode, por exemplo, oferecer a opção delivery ou investir em uma embalagem para viagem mais criativa e prática . O céu é o limite. A ideia é sair do básico para atrair e fidelizar o cliente.

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